Você sabia que a profissão de atleta é relativamente nova, tendo sido reconhecida legalmente apenas no final dos anos 90? Pois é! Hoje, em comemoração ao dia do atleta profissional, convido você a conhecer um pouquinho da história do atletismo e da sua importância na vida das pessoas atualmente.
O esporte existe desde muito antes de Cristo, sendo associado a lutas, caças e até a rituais religiosos. Depois passou a ser considerado um símbolo de trégua e paz entre povos e, posteriormente, um modo de entretenimento, saúde e, para alguns, uma profissão.
Hoje em dia esse é um tema que, pelo menos de quatro em quatro anos, sempre entra em evidência, devido aos tradicionais Jogos Olímpicos. Um evento se originou na Grécia Antiga e se modernizou em 1896.
No princípio, gregos de diversas regiões se juntavam na cidade de Olímpia para disputar, em lutas, corridas, saltos e arremessos, uma coroa de louros e a glória de serem vistos como heróis, em sua cidade natal. Tudo isso porque o povo grego dava muito valor ao esporte, ao cuidado com o corpo e às tradições populares e religiosas relacionadas a essas práticas.
Assim surgiram as Olimpíadas, que até hoje funcionam como um símbolo de união entre nações e de honra aos vencedores. Agora não apenas em cidades gregas, mas em países inteiros de partes distintas do planeta.
Desafios dos atletas até o reconhecimento profissional
Entretanto, embora o esporte tenha sempre tido a sua importância para a humanidade e tenha se tornado uma maneira de atletas campeões “ganharem a vida”, por muito tempo os atletas ainda sem títulos tiveram que driblar o fator financeiro para conseguir conquistar a(s) vitória(s), pois sua atividade não era considerada uma profissão, do ponto de vista legal.
Consequentemente, os atletas dependiam de patrocinadores para conseguir se sustentar enquanto treinavam continuamente para os jogos. Isso era necessário porque a competitividade e a busca pela superação dos próprios limites físicos exigiam (e ainda exigem) dedicação completa ao esporte.
Porém, muitos não tinham patrocinadores, então nem sempre era possível prosseguir no atletismo, o que não só frustrava como desperdiçava muitos talentos. Já os que decidiam continuar no esporte mesmo assim, tinham que fazer muitos sacrifícios para alcançar a excelência e chegar a competições como as Olimpíadas de hoje em dia.
A boa notícia é que em 24 de março de 1998 foi promulgada a lei que concede ao atleta contratado todos os direitos trabalhistas, viabilizando a dedicação completa à sua carreira e o surgimento de novos prodígios no atletismo.
Dia do atleta profissional ser homenageado
Então, posteriormente, definiram o dia 10 de fevereiro para homenagearmos todos os profissionais da área e lembrarmos das vantagens do esporte para a nossa vida.
Por isso, neste dia do atleta profissional parabenize todos aqueles que dedicam a sua vida ao atletismo e que, através do seu trabalho, contribuem para que mais pessoas sejam impactadas pelos benefícios das atividades esportivas.
.
ESCRITO POR:
Joana Kerr
Diretora da Abrilhantar desde 2014 e cronista desde os 12 anos, formou-se em Relações Públicas e se profissionalizou em comunicação escrita e storytelling marketing. Atualmente faz uso do seu dom para ajudar pequenas empresas a brilhar com um marketing de conteúdo diferenciado.