Do princípio ao marketing de conteúdo

Sabia que, apesar da Abrilhantar ser conhecida pela primazia e eficácia do seu storytelling nas estratégias de marketing de conteúdo, nem sempre funcionou assim?

O princípio do negócio foi bastante desafiador, passando por uma linha bem tênue entre o sucesso e o fracasso. Foi preciso muita dedicação, persistência e alguns toques de ousadia para desenvolver as habilidades e estratégias que abrilhantaram essa história.

O primeiro cliente e as expectativas frustradas

Os textos iniciais apresentados ao primeiro cliente, em 2014, embora tivessem bastante qualidade gramatical, não atendiam às expectativas por serem muito básicos. O medo de errar escondia o potencial criativo que posteriormente daria o brilho necessário a esses conteúdos.

Mas este seu cliente, um mentor financeiro com larga experiência no trato com empreendedores, não se deixou enganar pela timidez do material entregue e pediu mais. Ele dizia que os textos estavam “duros”, mas que sabia que tinha algo escondido no âmago dessa mente criadora.

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Assim, a busca pelo aprimoramento foi intensa, procurando detalhar mais as informações dos conteúdos seguintes, mas parecia que nada funcionava. Até chegaram a ser aprovados e publicados alguns artigos, mas o feedback se repetia e a pressão não dava trégua. Ainda faltava algo nos textos, o cliente queria ser surpreendido! Ele esperava que o seu público fosse “fisgado” pelas emoções, com o seu conteúdo.

Todavia, o tempo foi passando, novos textos foram escritos, e a jovem responsável pelo projeto continuou ouvindo que precisava ousar. Mas como acertar, em um contexto onde a solução parecia ser tão abstrata e inalcançável? Pois mal sabia ela que a resposta estava, justamente, na exposição desse “algo a mais” que seu cliente anunciou! Ou seja: escrever com o coração, livremente e sem medo de errar.

Então, um dia, aconteceu! De tanto ouvir que precisava ousar, explicar conceitos financeiros como se fosse para sua filha pequena… surgiu uma “ideia doida”!

Start do marketing de conteúdo em um “acampadentro” infantil

Era um final de semana diferente, no qual seu pai havia convidado os filhos e netas para um fantástico “acampadentro”! Em um clima de total descontração, entre gincanas, contação de histórias, pinturas e muita risada, a última coisa que se poderia pensar era em trabalho.

Entretanto, como os sonhos noturnos não perdoam uma mente preocupada, foi ali mesmo, espremida entre as crianças, numa barraca de camping montada no meio do quarto, que a ideia veio à tona, inspirada pelo próprio acampadentro!

Eram seis horas da manhã, todos dormindo, e essa jovem procurava, desesperadamente, por um papel e uma caneta, nas estantes da casa, antes que perdesse o que estava em seus pensamentos. Então, com o que conseguiu encontrar, escreveu uma história totalmente fora dos padrões empresariais, sem saber se daria bom resultado.

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O bizarro artigo da virada – Bê-á-bá do fluxo de caixa

Carta a uma criancinha curiosa:

Minha querida filha, para esclarecer a sua dúvida sobre o que é fluxo de caixa, vou lhe contar uma história:

“Era uma vez uma princesa que vivia em um reino encantado muito bonito e cheio de tesouros que, do dia para a noite, começou a perder tudo o que tinha…” (Continuar lendo)

Uma reunião que ficou na história da Abrilhantar

Poucas horas depois do envio deste artigo, toca o telefone, seguido da convocação: “Amanhã teremos uma reunião para falar sobre o texto que você escreveu.”. E, sem mais palavras, essa jovem enfrentou 24 horas de agonia à espera do resultado fatídico deste experimento.

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No dia seguinte, diante do cliente, estava preparada para tudo, menos para o que, de fato, aconteceu! Seu texto não só surpreendeu, como encantou e abriu espaço para este e outros estilos em sua produção textual. Era o início de um novo ciclo, onde a liberdade criativa mostrava seu poder no marketing de conteúdo da Abrilhantar.

Este artigo, que foi um verdadeiro “divisor de águas” neste princípio, cumpriu bem a sua função demonstrativa, apresentando novas possibilidades com o storytelling. E, posteriormente, o cliente cedeu o direito de sua publicação à Abrilhantar, possibilitando que você conhecesse a história desta criação!

Depois desse conteúdo, vieram muitos outros em formato de storytelling, com os mais diversos tipos de linguagem, público e segmento. Além da produção de outros materiais, conforme a estratégia de marketing de conteúdo montada para cada projeto.

Marketing de conteúdo e funil de vendas

O processo de dificuldades, experimentos e superação, relatado acima, foi enriquecido por aprendizados importantes para todo tipo de negócio. É por isso que esta história foi compartilhada agora com você, empreendedor.

Pois o propósito da Abrilhantar é ajudar pequenas empresas a crescer, possibilitando que mais pessoas sejam beneficiadas com seus produtos/serviços. Afinal, empreender vai muito além de abrir uma empresa e vender algo! É a oportunidade de ajudar outras pessoas e provocar transformações com o uso dos seus dons e habilidades no negócio.

Na estratégia proposta pela Abrilhantar, por exemplo, as transformações ocorrem em todas as fases da jornada de compra. Tanto para a pequena empresa (o nosso cliente) quanto para a sua persona (o cliente do nosso cliente).

Aprendizado e descoberta

No período de pesquisa, quando as personas apenas buscam orientações diante de um questionamento ou ideia, a persona tem sua dúvida inicial esclarecida e a empresa marca presença. É o primeiro passo para auxiliar um consumidor em potencial e o começo da construção de autoridade da empresa.

Reconhecimento do problema

Então, quando a persona busca mais respostas sobre seus incômodos (os sintomas), nosso cliente mostra a provável causa (o problema). Assim, cria-se uma relação de proximidade entre persona e empresa, movida pelo gatilho da reciprocidade e estabelecimento da confiança. Ao mesmo tempo em que a persona se dá conta de que precisa de ajuda!

Avaliação e decisão de compra

Por fim, quando a persona está pronta para avaliar as opções e decidir, nosso cliente já está em evidência. O que aumenta significativamente a possibilidade de conversões e vendas, beneficiando ambas as partes! Pois a persona tem necessidades atendidas pelo seu produto/serviço e a empresa cresce ajudando essas pessoas com seu valor agregado.

Faça a sua empresa crescer com marketing de conteúdo!

Quem decide encarar o mundo dos negócios precisa estar preparado para tudo! Inclusive para admitir suas dificuldades, se reinventar e trabalhar duro para fazer a empresa crescer! Pode parecer clichê, mas é exatamente aí que está a fronteira entre o sonho e a realização, ultrapassada por poucos.

Contudo, se você tiver coragem de prosseguir em meio às adversidades do empreendedorismo, e humildade para reconhecer que esta é uma caminhada de constante aprendizado e superação, provavelmente irá longe com o seu negócio.

Mas para “fazer dar certo”, é preciso montar uma estrutura e uma estratégia que estejam à altura do seu sonho. Isso quer dizer que você precisa se munir de conhecimento, escolher fornecedores qualificados e mostrar ao público a que veio!

Portanto, invista em seu negócio e se prepare para essa desafiadora e gratificante trajetória!

Com a Abrilhantar, sua empresa contará com um marketing de conteúdo diferenciado, textos elaborados sob medida e otimização das publicações. Consequentemente, seu site será encontrado pelo seu público, clientes em potencial serão “fisgados” e as vendas ajudarão seus consumidores enquanto transformam a história da sua empresa.

Joana Kerr
Diretora da Abrilhantar Conteúdo

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