Abrilhantar – Storytelling

Storytelling marketing da Abrilhantar: como tudo começou

Conheça a história inusitada e inspiradora de alguém que não pensava em escrever profissionalmente e acabou se tornando expert em storytelling marketing, dando vida à Abrilhantar Conteúdo

.

Antes do storytelling marketing

Tudo começou quando certa menina paulista, nova moradora de Porto Seguro – BA, atendeu a ligação de alguém procurando sua mãe. Como ela não estava, perguntou quem era, para anotar o recado, e foi surpreendida com a resposta: o prefeito!

Seu coração pré-adolescente disparou, pela emoção de falar com tamanha autoridade, sem saber que nessa pequena cidade isto era comum. Então, tomada pela euforia do momento, saudade dos amigos deixados em São Paulo e inúmeras reflexões, escreveu sua primeira crônica.

Depois desta vieram muitas outras, revelando um dom que se aprimorava a cada dia!

Consequentemente, começou a ouvir de amigos e familiares que deveria investir neste dom. No entanto, escrever sempre foi um hobby despretensioso, por isso a menina não considerava esta possibilidade.

Vez ou outra até escrevia textos encomendados por amigos, na época do Ensino Médio, e mandava artigos para rádios e jornais. Mas apenas para ajudá-los pontualmente ou a fim de expressar alguma ideia específica.

Trabalho x maternidade e cuidados médicos

Posteriormente, após a adolescência, voltou para São Paulo, onde continuou escrevendo por hobby por um bom tempo. Porém, em uma fase de crescimento da empresa onde trabalhava, em 2006, foi convidada a produzir conteúdo para a enciclopédia virtual (ECs) do call center da Unilever. Sendo assim, inaugurou o departamento de ECs, treinou uma equipe de redatores e contribuiu com seus textos até 2012, quando passou a se dedicar exclusivamente à sua bebê cardiopata.

Então, entre visitas a diversos médicos, internações, cuidados especiais e o anúncio de uma temerosa cirurgia cardíaca, mergulhou no universo materno, “esquecendo-se” do seu dom e abrindo mão de sua própria identidade.

Porém, a criança estava crescendo, já frequentava uma creche, e, além disso, essa mãe ansiava pelo seu retorno ao mercado de trabalho. Embora ainda sem grandes pretensões!

Todavia, recebeu muitos “nãos”, mesmo sendo aprovada nos testes, devido à sua pouca disponibilidade de tempo, por priorizar a filha. Ela só queria conseguir um trabalho comum, conciliando com a maternidade, mas a frequente negativa foi minando suas esperanças.

Uma luz no final do túnel

Até que, numa tarde triste, foi acordada com o telefonema de um amigo propondo um trabalho de produção de texto. Ainda reticente, com uma provável cirurgia cardíaca da filha se aproximando e a consciência das suas limitações, explicou o motivo pelo qual nenhuma empresa a contratava. Mas o que ouviu dessa vez foi diferente e, poucos dias depois conheceu o seu primeiro cliente e mentor.

Das crônicas ao storytelling marketing

Assim, inspirada nas histórias que lia para a filha, e em suas crônicas pessoais, desenvolveu aptidões para o storytelling marketing. Sendo que já tinha uma habilidade nata com as palavras, podendo facilmente escrever histórias envolventes com um propósito maior.

Contudo, apesar destas qualidades, ainda hesitava frente a um crescimento iminente e uma trajetória desconhecida. Entretanto, como eram insistentes os pedidos para ajudar outras pessoas usando o seu dom, resolveu atender aos apelos.

Storytelling marketing para ajudar empreendedores

Então, após enfrentar, vitoriosamente, a primeira cirurgia cardíaca da filha e se reorganizar, aderiu à ideia e abriu espaço para novos projetos! Nascia a Abrilhantar Conteúdo, em outubro de 2014.

Mais tarde, ao empreender e atravessar novos e significativos obstáculos, percebeu o quanto o desenvolvimento e uso de dons pode transformar pessoas e empresas. Por isso se aperfeiçoou na arte do storytelling marketing e estruturou a Abrilhantar para promover pequenas empresas e aumentar a rentabilidade de agências de marketing digital, suscitando novas histórias no mundo dos negócios.

Quer Abrilhantar o seu negócio?

ENTRE EM CONTATO

ESCRITO POR:

Joana Kerr

Diretora da Abrilhantar desde 2014 e cronista desde os 12 anos, formou-se em Relações Públicas e se profissionalizou em comunicação escrita e storytelling marketing. Atualmente faz uso do seu dom para ajudar pequenas empresas a brilhar com um marketing de conteúdo diferenciado.

Rolar para cima