Carta a uma criancinha curiosa:
Minha querida filha, para esclarecer a sua dúvida sobre o que é fluxo de caixa, vou lhe contar uma história:
“Era uma vez uma princesa que vivia em um reino encantado muito bonito e cheio de tesouros que, do dia para a noite, começou a perder tudo o que tinha.
A princesa sempre ganhava muitos presentes e tinha um parquinho todo colorido, com casinha e tudo, só para ela brincar com seus amiguinhos. Ela tinha tudo o que queria. Se pedia um brinquedo novo, o papai rei comprava, se pedia uma fruta diferente, a mamãe rainha trazia, se pedia um doce, sempre tinha no armário (mas para comer só depois do almoço).
Viviam todos muito felizes, pois não faltava nada no reino. Era só pegar algumas moedas de ouro que estavam no baú de tesouros e pronto! Tudo estava resolvido!
Certo dia a princesa acordou e o sol não estava brilhando tanto. O dia estava meio cinza, papai rei e mamãe rainha estavam sérios, tudo parecia mais triste… O que teria acontecido?
O fim do tesouro
De repente a princesa viu seu parquinho lindo e colorido sendo levado embora. Ela perguntou o porquê, ninguém respondeu. Ela pediu que não o levassem, ninguém deu atenção. Ela chorou muito triste e a rainha mamãe chegou para lhe dar um abraço.
O que aconteceu? – Perguntou a princesa.
– O nosso tesouro acabou. – Respondeu a mamãe rainha. – Venha ver o baú.
E a princesa viu o enorme baú vazio. Tinha apenas uma formiguinha que se esforçava para atravessá-lo, bem lá no fundo.
A princesa não entendia como isso tinha acontecido, então a mamãe rainha contou que a família real tinha ficado rica muito rápido e perdeu tudo porque não soube cuidar bem de suas moedas quando as recebeu.
– Quando você nasceu, princesa, um montão de visitantes de outros reinos trouxe sacos de moedas de ouro ao vir conhecê-la. Então o papai rei e eu aproveitamos essa fortuna para comprar tudo do bom e do melhor. – Disse a mamãe rainha. – Como nós recebemos muitos presentes, achamos que não precisávamos mais nos preocupar e não pensamos em guardar um pouco das moedas de ouro para usar depois. Então, sem perceber, gastamos tudo.
– Mas e o meu parquinho, mamãe? – perguntou a princesa com voz de choro.
– Nós tivemos que levar para outro reino em troca de algumas moedas de ouro para comprar frutas, carnes e outras coisas que estavam faltando. Vendemos também a carruagem do papai rei e os enfeites do palácio.
Esperança em um quadro mágico
– Mas agora nós encontramos um quadro mágico que pode nos ajudar a resolver esse problema. – Explicou a mamãe rainha. – Começamos a anotar nele quantas moedas entram no baú sempre que recebemos e quantas nós pegamos cada vez que temos que comprar alguma coisa.
– Nós descobrimos também que quando anotamos o que está previsto entrar e sair do baú, nos próximos dias, o quadro mágico nos avisa quantas moedas podem sobrar ou faltar. – Continuou a mamãe rainha. – Assim nunca mais vai faltar tesouro no baú e logo, logo vamos poder comprar seu parquinho de volta.
A princesa enxugou uma lágrima e perguntou:
– Vai demorar muito para trazer meu parquinho?
– Vamos olhar no quadro mágico? – Respondeu a mamãe rainha, enchendo a sua princesinha de beijos.
Essa e muitas outras perguntas foram respondidas pelo quadro, deixando a princesa mais animada.
Aos poucos o baú foi sendo cheio de moedas de ouro novamente e o papai rei e a mamãe rainha aprenderam a lição: nunca mais pegar as moedas sem consultar o quadro mágico.
Depois de algum tempo a família real recuperou o tesouro que tinha perdido, o parquinho foi levado de volta para o reino da princesa, assim como a carruagem e os enfeites do palácio, e todos viveram felizes para sempre.”
Esse quadro mágico que mostra para as pessoas como cuidar bem do seu tesouro, filha, é o fluxo de caixa que me você perguntou.
Com amor, mamãe.
.
(Este foi o “artigo da virada” na história da Abrilhantar!)
CLIQUE AQUI PARA SABER COMO ACONTECEU
.
ESCRITO POR:
Joana Kerr
Diretora da Abrilhantar desde 2014 e cronista desde os 12 anos, formou-se em Relações Públicas e se profissionalizou em comunicação escrita e storytelling marketing. Atualmente faz uso do seu dom para ajudar pequenas empresas a brilhar com um marketing de conteúdo diferenciado.