O impacto do Inbound Marketing nos negócios

Com tantas informações correndo mundo afora e consumidores exigentes em busca de algo a mais, tem sido cada vez mais difícil prender a atenção das pessoas. Por isso o Marketing tradicional (Outbound Marketing), apesar de ter sua função, já não é mais suficiente. No mundo de hoje outro tipo de Marketing tomou conta de tudo e foi adotado por diversas empresas: o Inbound Marketing!

O Marketing que Funciona

Inbound Marketing é basicamente um conjunto de estratégias com o objetivo principal de atrair consumidores para o seu negócio. Sua base é a atração e o relacionamento com o cliente, pois quem procura pela empresa é o cliente e não o contrário.

O Inbound Marketing atinge estágios que o Marketing tradicional não consegue, porque todas as ações podem ser medidas, possibilitando identificar cada pessoa que visualizou alguma campanha ou que comprou, através do Web Analytics, criando, assim, relacionamento com os clientes. E, obtendo essas informações, vai ser possível ter um maior retorno sob investimento (ROI).

A Estratégia do Inbound Marketing

O foco deste Marketing eficaz é atrair o consumidor através de um conteúdo relevante. Não é invasivo, não trabalha com interrupções e a ação vem totalmente do cliente ao se interessar pelo ótimo conteúdo oferecido, na hora certa.

Além disso, com o Inbound Marketing é possível mensurar os resultados em tempo real, para saber quem está comprando os produtos/serviços, visualizando as informações e interagindo com a empresa de outras formas. Então, se algo não estiver certo e houver uma queda nos resultados, você pode mudar rapidamente o que precisa e, assim, obter cada vez mais leads. Dessa forma, seu negócio ganha mais visibilidade, seus conteúdos tendem a ser cada vez melhores e a otimização do seu conteúdo acaba virando regra!

As Etapas do Inbound Marketing

Atrair: Para atrair o seu público, é preciso manter seu site em constante otimização, gerando automaticamente mais visualizações e leads (clientes em potencial). O tempo é gasto em produção de ótimos conteúdos e não na busca de clientes. E algumas formas de atrair as pessoas é facilitando o acesso às informações que elas procuram em sites, blogs e redes sociais, através de estratégias de SEO, links patrocinados e e-mail marketing.

Converter: Complementa a etapa anterior, pois depois que o visitante é atraído, ele é “chamado para a ação”. Esse é o momento em que ele aceita passar suas informações em troca de algum conteúdo, seja em landing pages, ofertas ou em outros meios, tornando-se um lead.

Relacionar: O relacionamento com o lead é a base da estratégia do Inbound Marketing. Isso inclui respeitar o momento do cliente, que nem sempre está em fase de compra. Enquanto ele não decide comprar, é importante oferecer bons conteúdos relacionados aos assuntos que ele pesquisa para mantê-lo interessado no que a empresa tem a oferecer. Isso pode ser feito através de estratégias usando a automação de marketing.

Vender: O grande objetivo em nutrir os leads é gerar oportunidade de negócios entre a empresa e esses leads, tanto pelo site quanto por contato direto do vendedor e, através da reciprocidade, construir o processo de vendas de acordo com a oferta e necessidade do cliente.

Analisar: Para saber se as ações estão dando certo e aumentar os resultados, é fundamental administrar cada uma delas através de ferramentas próprias para essa finalidade, fazer ajustes na estratégia e otimizar o que for necessário, tornando o processo mais inteligente na continuidade das etapas do Inbound Marketing.

O Marketing que Sua Empresa Precisa

Como você deve ter concluído ao ler todos os tópicos acima, este é um método no Marketing que, com toda certeza, irá conduzir a sua empresa ao topo de forma gradativa e eficaz. Então, se você ainda não trabalha dessa forma, experimente e veja seus resultados crescerem como nunca antes!

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