Você já ouviu alguém dizer que quando todo mundo é especial, ninguém é especial? Essa frase faz sentido se pensarmos em “especial” como uma condição que iguala as pessoas, ainda que em patamar elevado. Porque o “especial”, nesse caso, passa a ser o comum. Mas o que dizer das habilidades naturais que nos destacam? Será que se todo mundo usar seu dom nos negócios surtirá esse mesmo efeito de uniformidade?
Se considerarmos que todo ser humano tem pelo menos um dom especial, sendo esse peculiar à sua personalidade e diferente de qualquer tipo de padrão, partimos para uma perspectiva onde todos se destacam, mas de maneira diferenciada e “única”.
O meu dom, por exemplo, é escrever. Comecei com crônicas, ainda na pré-adolescência, apenas para expôr pensamentos/sentimentos, sem saber como surgiam em minha mente palavras tão bem estruturadas, tendo eu tão pouca idade na época. Tratava-se de uma habilidade que veio com o meu DNA e que tinha tudo para ajudar outras pessoas, se bem direcionada.
Talvez escrever não seja uma habilidade sua, mas o seu dom está aí, sendo utilizado ou não. O legal dessa questão é que ninguém tem um dom exatamente igual ao de outra pessoa. As áreas de atuação podem ser semelhantes, mas a forma de cada um atuar com esse dom varia, o que o torna único, assim como as nossas digitais.
Aprenda a usar seu dom nos negócios para ser especial em seu mercado
Sendo assim, você, empreendedor, tem um trunfo especial à disposição dos seus negócios, que ultrapassa qualquer barreira externa: o seu principal dom. Se você aprender a utilizar esse dom a favor das outras pessoas, partindo de um negócio estruturado com o SEU jeito diferenciado, atrairá um público ainda não alcançado que precisa exatamente da sua especialidade.
Pense nisso! Esse pode ser o caminho para fazer seu negócio prosperar, apesar do difícil cenário de pandemia, crise econômica e mudanças em geral. Porque usar o seu dom nos negócios será gerar valor para o mercado com um recurso exclusivo que sempre esteve com você.
Foto de capa: de Gustavo Fring no Pexels
.
ESCRITO POR:
Joana Kerr
Diretora da Abrilhantar desde 2014 e cronista desde os 12 anos, formou-se em Relações Públicas e se profissionalizou em comunicação escrita e storytelling marketing. Atualmente faz uso do seu dom para ajudar pequenas empresas a brilhar com um marketing de conteúdo diferenciado.