Storytelling é a arte de contar histórias de forma estratégica com um determinado propósito. Uma ferramenta inovadora que pode ser utilizada dentro e fora da empresa, como na comunicação interna ou na divulgação de produtos/serviços. Sua técnica permite a obtenção de resultados rápidos e consistentes, pois as histórias têm o poder de envolver as pessoas, mexer com suas emoções e despertá-las para a ação.
Estrutura do storytelling
O primeiro passo para a utilização do storytelling é definir um objetivo a ser alcançado. O que você quer provar? Deseja potencializar seus resultados? Construir (ou reconstruir) a imagem da empresa? Esse objetivo servirá de base para a elaboração da história a ser contada.
Depois defina o herói e o que ele almeja. Esse herói pode ser a empresa ou uma pessoa que passa por conflitos e precisa superá-los para conseguir o que deseja. O clímax será caracterizado pela decisão que o herói toma para dar uma grande virada, surpreender a todos e não voltar mais à situação anterior.
A história apresentada às pessoas pode ser uma fábula, um caso verídico ou ser baseada em fatos reais. O importante é que ela passe verdade para o seu receptor. Mesmo em histórias fictícias, quando fica claro que não se trata de um caso real, a mensagem e o conceito expostos devem ser convincentes e transmitir veracidade às pessoas.
É importante que a história reforce a sua mensagem. Isso não precisa ser explícito, mas deve estar enraizado para atingir o seu público, mesmo que de forma inconsciente. Você não precisa, por exemplo, dizer que o seu produto é bom, mas a história deverá induzir a pessoa a ter essa percepção.
Por que o storytelling funciona?
A utilização do storytelling é eficaz, pois o ser humano tende a ser mais receptivo quando lhe são apresentadas histórias. Isso porque desde a infância elas estiveram presentes em seu dia a dia, servindo como ferramenta educativa no lar e no ambiente acadêmico, entretendo nas conversas informais, comunicando nos noticiários e preenchendo a vida.
Portanto, se você quer atrair a atenção das pessoas e alcançar seus objetivos, conte história! Seu público alvo se identificará com os personagens e estará mais suscetível a ser “fisgado” em virtude das emoções geradas pela história.