A importância da história no conteúdo empresarial

Desde o princípio da existência humana a história é parte do nosso dia a dia e cumpre um papel fundamental em nossa cultura e aprendizado. Seu poder de influência, em diversas áreas, é notório, entretanto, esse é um recurso ainda pouco utilizado no conteúdo empresarial.

É fato que tudo que o homem vive é transformado em história e esta, por sua vez, é passada de pai para filho, perpetuando descobertas e contribuindo para a formação de novas opiniões, baseadas em tentativas de evitar erros do passado. Portanto, seja nas tradicionais histórias infantis, contadas para controlar os ânimos espevitados das crianças; nas escolas, como forma de incutir nos jovens o conhecimento e um senso de responsabilidade política; ou no mercado, de maneira a chamar a atenção de um público específico para determinado produto ou serviço; as histórias, reais ou fictícias, são capazes de envolver, ensinar, suscitar emoções e influenciar escolhas.

Por essas e por outras a história é uma excelente aliada na elaboração do conteúdo da sua empresa. Ela tem o poder de torná-lo atraente, instrutivo e estrategicamente adequado para a divulgação de seus produtos e serviços. Isso porque a história faz com que o seu público preste atenção em você. Ela conecta as pessoas e as induz a vivenciar a experiência narrada.

“As pessoas vão lembrar muito mais de uma história que você vai contar para elas do que se você simplesmente falar dos benefícios ou das características do seu produto.” (Erico Rocha)

Psicólogos explicam que nós temos um grupo de neurônios chamados “Neurônios Espelhos”, que nos impulsionam a imitar fatos que nos chamam a atenção. Então, toda vez que vivenciamos uma cena que aciona as nossas emoções, temos a tendência de copiar o movimento. Um bom exemplo é quando assistimos a uma perseguição de carros em um filme, especialmente se também dirigimos. Muitas vezes quando o mocinho da história freia o carro rapidamente, “freamos” junto, movimentando o pé automaticamente.

A história vai além do que é racional, ela se infiltra em nossa mente, emociona e reflete nas atitudes tomadas. Portanto, se você quer alcançar um maior número de pessoas e obter resultados em seu negócio, conte histórias! Crie empatia, mostre que você pode ajudar as pessoas com o seu produto ou serviço e apresente soluções. Você pode compartilhar momentos, exemplificar situações ou criar histórias relacionadas ao seu produto ou serviço. Ao adentrar neste mundo você encontrará um caminho de oportunidades, atraindo cada vez mais interessados em seu negócio, conquistando espaço no mercado e fazendo a diferença na vida das pessoas.

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