O artigo anterior (Empreendedorismo e qualidade de vida) mostrou a importância do empreendedor equilibrar os afazeres da vida profissional com os da vida pessoal, priorizando os cuidados com a saúde. Como hoje é o Dia Mundial do Diabetes, daremos sequência a esse tema entrando no universo da diabetes tipo 2.
Você sabia que a cada dia aumenta o número de brasileiros diabéticos e que, embora o desenvolvimento da diabetes tipo 2 seja mais comum nas pessoas com mais idade, ultimamente a doença tem acometido até mesmo alguns jovens? É preocupante, não é?
O curioso é que isso está intimamente ligado ao estilo de vida cada vez menos saudável do brasileiro. Ou seja: as pessoas estão adoecendo, em grande parte das vezes, por causa das suas escolhas no decorrer da vida.
É claro que existe, também, o fator genético, visto que a predisposição para desenvolver a doença, herdada pelos genes, aumenta bastante o risco. Entretanto, mesmo aqueles que têm pais, avós, tios… diabéticos, podem se manter saudáveis a vida toda se adotarem bons hábitos em seu dia a dia.
O que é a diabetes tipo 2?
A diabetes tipo 2 é uma doença caracterizada pela dificuldade do organismo em transformar a glicose proveniente dos alimentos em energia. Consequentemente, é gerado um acúmulo de glicose na corrente sanguínea, provocando uma série de complicações.
Essa dificuldade acontece quando as células do corpo criam uma resistência à ação da insulina, que é o hormônio responsável por inserir as moléculas de glicose para geração de energia. Assim, como o corpo não recebe a energia necessária para o seu bom funcionamento, o pâncreas aumenta a produção de insulina, trabalhando exaustivamente, até perder a capacidade de continuar produzindo esse hormônio.
O problema é que o consequente excesso de glicose na corrente sanguínea provoca inflamações nos nervos, resseca a pele, dificulta a cicatrização e abre precedente para outras doenças muito sérias.
Qual a relação da diabetes tipo 2 com o estilo de vida?
A alimentação saudável, a prática de exercícios físicos e o descanso adequado são imprescindíveis para o bom funcionamento do organismo. Veja o que acontece no organismo se os hábitos diários não contribuem para essas boas práticas de saúde:
- Alimentação – Quando a pessoa consome alimentos muito gordurosos, gera um acúmulo de gordura ao redor das células (principalmente na região abdominal), que a torna “irreconhecível” para a insulina, ao levar a glicose para geração de energia. Além disso, o consumo excessivo de carboidratos e doces supera a quantidade e glicose que o corpo precisa, ficando a parte excedente na corrente sanguínea. Ambas as situações são típicas da diabetes tipo 2!
- Sedentarismo – O corpo humano está preparado para se movimentar. Então, se a pessoa não pratica nenhuma atividade física, tem um baixo gasto de energia e pouca queima de gordura, a glicose e a gordura que não são utilizadas pelo organismo se acumulam no corpo.
- Sono – Dormir bem e no tempo necessário é fundamental para o equilíbrio do corpo e da mente. Isso porque o sono tem função restauradora, além de interferir na produção de certos hormônios. A falta do descanso completo gera ansiedade, stress e aumenta as chances de obesidade, que também são fatores de risco para a diabetes tipo 2.
Como ter qualidade de vida na correria do dia a dia?
Abrir mão da própria saúde não pode ser uma opção! Assim como é necessário trabalhar, estudar e seguir com as atividades que são importantes para cada pessoa. Então não se trata de escolher entre cuidar da saúde e dar conta de seus afazeres, mas encaixar hábitos saudáveis na rotina e ajustar o que for viável em seu contexto de vida.
Hoje em dia existem muitas formas de tornar prático esse tipo de cuidado! Seja pelo fácil acesso a alimentos saudáveis e a orientações relacionadas; pelas inúmeras possibilidades para se exercitar (caminhada, esportes, danças, academias e até programas de exercícios online); ou pelas tendências de flexibilização de horários de trabalho e, em algumas áreas de atuação, possibilitando um melhor estilo de vida.
É lógico que cada rotina é de um jeito e que talvez nem todas essas facilidades estejam ao seu alcance, porém, com certeza alguma brecha para o cuidado com a sua saúde você tem! Mas é preciso querer! Porque só vai se tornar possível, se você estiver disposto a ajustar seus hábitos conforme as suas próprias necessidades para viver melhor.
Saiba mais sobre a diabetes e se cuide!
Muito se ouve falar sobre diabetes, mas a verdade é que a maioria sabe apenas superficialmente sobre essa patologia. Às vezes o próprio diabético desconhece importantes cuidados que precisa tomar para ter qualidade de vida. E não por falta de acesso à informação, mas por não procurar saber mais a respeito. Porém, aqueles que buscam esse conhecimento e se cuidam, podem evitar ou, se já tiverem sido diagnosticados, podem controlar a doença e ter uma vida realmente saudável.
A Abrilhantar produz conteúdo para uma empresa especializada em cuidados para diabéticos (Diacler) que disponibiliza um blog repleto de orientações, esclarecimentos de dúvidas comuns e dicas de saúde para todos os públicos. A ideia do Diacler é promover o bem-estar das pessoas através do autocuidado, trabalhando a prevenção e o controle da diabetes.
Então, se você tem interesse em saber mais sobre a diabetes e assuntos relacionados, vale a pena dar uma olhada nesse blog! Você encontrará artigos informativos agradáveis de ler e de fácil compreensão sobre importantes questões relacionadas à diabetes, escritos sob orientações da farmacêutica criadora do Diacler, Gabriela Gadea.
Portanto, aproveite que hoje é o Dia Mundial do Diabetes, informe-se a respeito e cuide-se! Você não precisa esperar as complicações aparecerem para dar atenção à sua saúde. Afinal, viver bem também é uma questão de escolha!
Imagem de capa: SBGG.
.
ESCRITO POR:
Joana Kerr
Diretora da Abrilhantar desde 2014 e cronista desde os 12 anos, formou-se em Relações Públicas e se profissionalizou em comunicação escrita e storytelling marketing. Atualmente faz uso do seu dom para ajudar pequenas empresas a brilhar com um marketing de conteúdo diferenciado.